A Companhia

Perfil Corporativo

Fundada em 1996, em São Paulo/SP, pelos Srs. Bernardo Gomes e Luciano Camargo, a Senior Solution S.A. (B3: SNSL3) é líder em desenvolvimento de softwares para o setor financeiro no Brasil e pioneira na adoção do conceito one-stop-shop. A Companhia encerrou 2016 com mais de 300 clientes, dos quais os maiores bancos do sistema financeiro nacional, importantes gestores de recursos e entidades de previdência complementar, e algumas das principais seguradoras e administradoras de consórcio com atuação no país. São mais de 700 colaboradores nos escritórios de São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ e Ribeirão Preto/SP, com profundo conhecimento do setor financeiro e amplo domínio de modernas tecnologias.

Com uma sólida estrutura de gestão e os mais elevados padrões de Governança Corporativa, a Companhia é auditada por empresa independente desde 2002, possui Conselho de Administração constituído e atuante desde 2005, e tornou-se uma companhia aberta com ações negociadas no Bovespa Mais em maio de 2012 e fomos a primeira empresa a migrar para o Novo Mercado em agosto de 2017.

Atualmente contamos com mais de 3.500 acionistas, por oito vezes estivemos entre as pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, segundo a Exame, e em 2016 fomos eleitos uma das 200 maiores empresas de TI do Brasil pelo Anuário Informática Hoje.

Estratégia Empresarial

Em 2005, com aporte de capital dos investidores BNDES Participações S.A. e Fundo Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes Stratus GC, a Senior Solution iniciou uma bem-sucedida estratégia de ampliar a oferta de produtos e serviços, expandir a carteira de clientes e acelerar o crescimento via aquisições. Em março de 2013, realizou sua Oferta Pública Inicial de ações (IPO) na B3, tendo captado R$ 39.655 mil, com o propósito de dar continuidade a essa estratégia de consolidação. Tais iniciativas resultaram na compra de nove empresas e em doze anos consecutivos de crescimento, com média anual de 27,1%.

Linhas de negócio

  • Software: desenvolve sistemas voltados às necessidades das instituições financeiras relacionadas ao processamento de operações. Em geral, nessa linha de negócios nossas receitas são provenientes de contratos de longo prazo e são realizadas por meio da cobrança das mensalidades relacionadas a "Licenciamento, suporte e manutenção", que nossa administração classifica como receitas recorrentes. Além disso, essa unidade possui receitas provenientes de "Implantação e customização", proveniente de serviços relacionados aos sistemas proprietários, classificadas como variáveis.
  • Projetos: compreende as receitas oriundas dos serviços não relacionados aos sistemas proprietários da Companhia, e que tampouco se enquadrem como Outsourcing. As linhas de Projetos dividem-se em dois segmentos: (i) Tecnologia: fábrica de software para o desenvolvimento de sistemas personalizados, compreende receitas baseadas em contratos por projeto ou pela disponibilização de capacidade, reconhecidas de acordo com o percentual de conclusão do projeto ou com o volume de capacidade disponibilizada e/ou utilizada; e (ii) Consultoria: proveniente das atividades da nossa controlada Controlbanc, com receitas baseadas em contratos por projeto, reconhecidas de acordo com o percentual de conclusão do projeto.
  • Outsourcing: compreende receitas dos serviços de terceirização de processos críticos de tecnologia e negócios, prestados por nós aos clientes, com alocação de profissionais de TI para atividades de análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas. Em razão do alto grau de renovação dos contratos, tal receita é classificada como recorrente.

Breve histórico

1996-2002: empresa de serviços de tecnologia para o segmento bancário, focada no desenvolvimento de projetos de software e outsourcing.

2002-2005: ingresso em softwares proprietários para o segmento bancário, migrando para o modelo de negócios baseado em produtos.

2005-2010: aceleração do crescimento com cinco aquisições e entrada em novos segmentos.

2010-2013: preparação e realização da abertura de capital, listagem em Bolsa e IPO no Bovespa Mais da B3.

2013-atual: quatro aquisições com recursos do IPO, ampliando a abrangência dos produtos e conquistando da liderança do mercado de softwares para o setor financeiro no Brasil.