Newsletter

Bancos liquidantes e a centralização das operações de crédito

Após Resolução 3.765 do Bacen, todas as liquidações financeiras realizadas por cartão de crédito deverão ser controladas e centralizadas por uma instituição autorizada pelo órgão regulador.

Acompanhando as mudanças da Resolução 3.765 do Bacen, empresas participantes do mercado de cartões (marketplaces e e-commerces, por exemplo) passam a fazer a liquidação centralizada dos negócios realizados através de um órgão regularizado pelo Banco Central e a Câmara Centralizadora, não sendo mais possível efetuar a operação diretamente junto às centralizadoras de pagamentos. Portanto, a partir de agora, é necessário utilizar os serviços de um banco e é assim que surgem os bancos liquidantes.

Bancos liquidantes possuem operação no Brasil, são participantes dos sistemas SCG, SLC e SRT, e podem oferecer ao mercado os serviços de liquidação dos fluxos de cartões de crédito e de débito. Dessa forma, podem atender clientes que precisam de adequação técnica à normativa de liquidação centralizada, assim como uma solução sistêmica para cadastro e processamento de suas posições junto à centralizadora.

Ao considerar uma solução de banco liquidante, as empresas passam a aderir aos requisitos técnicos normatizados pela Resolução 3.765 do Bacen, permitindo a oferta de serviços terceirizados de liquidação centralizada de cartões de crédito e de débito. É a possibilidade que os bancos terão de aumentar e atualizar seu portfólio de produtos e aderir ao fenômeno evolutivo de meios de pagamento no Brasil.

Aproveitando-se do forte know-how em instituições financeiras e da robustez de sua plataforma, a Senior Solution lança o módulo de liquidação centralizada para outros participantes do mercado de cartões, com ênfase em gateways e marketplaces. A solução está sendo desenvolvida em duas fases e, em breve, estará disponível para utilização por nossos clientes e pelo mercado em geral.